Recursos Educativos

Descarregar pdf
Vídeos

A criação de um recurso pedagógico de Educação para a Cidadania Global, a partir do conto “A Maior Flor do Mundo”, escrito por José Saramago, surgiu por ocasião das Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago 2021-2022, enquadrada pelas atividades da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) em Portugal e teve o acolhimento da Fundação José Saramago (FJS) e da Direção-Geral da Educação (DGE).

Para a concretização do projeto foi feita uma parceria com a Help Images que produziu os recursos.

As atividades propostas pretendem apoiar o trabalho de professores, educadores e animadores, num quadro de educação formal e não-formal, na construção de aprendizagens para uma cidadania global comprometida, coerente, solidária e respeitadora dos Direitos humanos, cruzando as experiências dos alunos e os temas e conteúdos apresentados nesta proposta.

Os recursos foram preparados de forma a serem adequados e representativos para a região ibero-americana, tendo em conta as prioridades do Programa Ibero-Americano de Direitos Humanos, Democracia e Igualdade, eixo de trabalho transversal na OEI que pretende contribuir para o fortalecimento dos sistemas democráticos ibero-americanos e para a consolidação de sociedades mais igualitárias, justas e coesas, com uma cidadania ativa, democrática, multicultural e responsável perante as exigências de direitos e corresponsabilidade das novas democracias.

Os temas abordados tiveram em conta as orientações e os domínios da Educação para a Cidadania para a faixa etária prioritária e as competências definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Carta Universal dos Deveres e das Obrigações dos Seres Humanos, foram documentos chave do processo. A Declaração foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro 1948. A Carta Universal, é uma proposta de documento complementar à Declaração Universal, elaborada a partir de posicionamentos de José Saramago sobre uma cidadania comprometida, pela UNAM (Universidade Nacional Autónoma do México) e a FJS, que convocaram para o efeito especialistas em diversas áreas. O documento foi apresentado a diferentes Comissões da ONU em 2018 e entregue em mãos ao seu Secretário-Geral, António Guterres.

Podem ser encontrados exemplos de possíveis abordagens de trabalho com este conto, em contexto escolar, tendo como foco a leitura e a compreensão, a partir da DGE. No quadro das comemorações do Centenário de José Saramago, o projeto “Saramago nas Escolas. Leituras Centenárias” realizou no dia 16 de novembro, em 100 Escolas Básicas portuguesas, sessões de leitura do conto A Maior Flor do Mundo, que faz parte do PNL, 4.º ano do ensino básico. As sessões de leitura também tiveram lugar nas escolas de Lanzarote (Espanha).

Fotografia: Crianças num bibliomóvel.
Cabul, Afeganistão, 2019